segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Enquete, feita pelos Blogs: Decor e Arte e Bella Vita


O QUE VOCÊ QUER VER PUBLICADO NESTE BLOG?

Decoração consciente:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar (3R) em decoração.





PARABÉNS E OBRIGADA A TODOS QUE VOTARAM!





A boa relação com o meio ambiente ganhou na nossa enquête e é um sinal dos novos tempos e da preocupação que tem estado presente nos novos projetos de interiores que pensam em agredir bem menos a natureza, minimizando os impactos ambientais.

A decoração contemporânea está diretamente ligada ao bem-estar, à valorização e ao respeito à natureza.

Confesso que fiquei surpresa com o resultado, mas uma surpresa que me trouxe grande alegria... Escreverei com muito carinho e com muito orgulho do nosso resultado.





No final da década de 1960, o mundo despertou para uma realidade assustadora que se transformaria numa questão central nos debates internacionais dos decênios seguintes: a degradação do meio ambiente.

Aqui no Brasil, nos anos 80, conteúdos ecológicos foram inseridos ao longo do processo de formação do ensino, possibilitando, dessa forma, a formação da consciência ecológica do futuro cidadão.

E pra você que esta agora lendo esse Blog vou fazer uma pergunta:

- Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Sabe o que fazer para diminuir o seu impacto no meio ambiente?

Em São Paulo cada pessoa produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Calcula-se então que um paulistano produzira até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas de lixo.
Uma produção altíssima de lixo, não acha? Imagina isso no mundo...

Reduzir: Consumo Consciente.

Reduzir significa pensar em valorizar a diversidade e preservar os recursos naturais, assunto que está cada vez mais em pauta em todos os setores.

A natureza mostra a sua insatisfação por meio de tempestades, super aquecimento, derretimento das geleiras entre outras tragédias. E as conseqüências não param. E a construção Civil esta entre as principais vilãs do meio ambiente, é o setor que mais consome matérias-primas e recursos naturais do nosso planeta: consome até 50% dos recursos naturais e 40% da energia produzida no mundo; 4% a 5% do gás carbônico despejado por atividades humanas na atmosfera vêm da construção civil.

Esses são motivos mais do que suficientes para buscar maneiras de reduzir esses impactos na natureza. Para isso é necessário uma construção sustentável que deve seguir certos princípios como a redução dos resíduos, o aproveitamento de maneira inteligente da luz solar, das águas das chuvas, o vento, a vegetação e poupar os componentes não renováveis, como água e petróleo. Devem ser dadas preferências a materiais de longa vida útil e que possam ser reciclados ou reutilizados.

O material reciclado é muito lindo, e não esta longe o tempo em que às pessoas serão obrigadas a fazer tudo com material reciclado, porque não haverá planeta suficiente para o nosso nível de consumo se continuar como está.





Reutilizar e Reciclar

Como aproveitar o que a natureza não quer mais?

Com aproveitar materiais que são vistos como entulhos, como lixo?

Isso é a eterna transformação dos objetos... Um futuro menos descartável e totalmente reciclável.

Na decoração de interiores como no mobiliário deve haver uma preocupação maior em aproveitar o que sobra e tornar algo sem serventia em algo útil em uma outra proposta.

Como o objetivo do blog é ser instrutivo, mas não cansativo, resolvi mostrar esse conceito através de ilustrações com algumas idéias práticas de designers que já estão trabalhando em favor da natureza, reutilizando e reciclando.


No site da Globo, um video do Jornal Hoje mostra casa ecológicamente correta, onde arquitetos, paisagistas e decoradores foram convidados a criar ambientes com propostas alternativas reaproveitando lixos e a água da chuva:
obs: Para verem esse vídeo é só escrever na pesquisa google aqui do blog "casa ecologicamente correta", que entre as opções aparecerá o video, vale a pena pois verão o piso feito de restos de chinelo de borracha, fio dental e tubos de pasta de dentes, hortas, capas de sofás com sacos de café, tudo muito bonito

CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA













Uma idéia maravilhosa de reaproveitamento das parates dos veículos inutilizados:





















Bike in home é comercializado pela Bike Furniture e foi criada pelo Designer norte-americano Andy Gregg que cria móveis exclusivos feitos completamente apartir de bicicletas velhas e usadas,seus móveis já foram muito premiados e estão presentes nos quatro continentes:








Aqui um mimo para você fazer em casa !!!!!!!!






(Passo-a-passo ensinado pela artesã Selma Regina de Souza)


Material

32 garrafas pet
2 rolos de fita durex larga
1 folha de papelão grosso
1 lata de cola de sapateiro
1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
1 metro de curvim

Passo-a-passo
1º Passo: Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo. Faça isso em todos os recipientes.



2º Passo: Logo após, reúna pares de garrafas e passe a fita durex nas extremidades até ficar bem firme.



3º Passo: Depois de reunir os pares, faça o mesmo com quatro garrafas. Passe a fita durex até firmar todo o grupo.



4º Passo: Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puf.



5º Passo: Corte a espuma e o papelão do tamanho do puf. Forre a parte de cima do com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puf e encape. Pronto!

Se você é do tipo que adora dar aquela ajudinha para natureza, inventando objetos criativos e úteis, essa é uma boa dica! Além de lindo, o puff de garrafas pet é ecológico. Só em um modelo pequeno, de aproximadamente 50 centímetros, você utiliza 32 garrafas pet. Esses números podem aumentar de acordo com a sua criatividade.

Na sala, no quarto e, até no escritório, o puff serve como objeto decorativo e utilitário. Para quem pensa que o material plástico não é resistente, está enganado.


Revestimento

O revestimento do puff pode ser em couro, curvin de vinil, curvin croco, plástico PVC, plush, ou se preferir, é possível encapar com um tecido de sua preferência!


Essa enquete foi feita em parceria com o Blog Bella Vitta e lá você encontrará mais sobre o assunto é só clicar aqui no banner dos blogs parceiros.






Espero que todos tenham apreciado a leitura, vou aproveitar e deixar uma pergunta:


- E você, o que tem feito para preservar o nosso planeta, para tira-lo desse estado de emergência??????





Deixe seu recadinho aqui, dizendo como você tem atuado nessa causa.
Um grande beijo,
com carinho,
Syl
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Para o pessoal que quiser saber da onde veio minha inspiração, aqui estão os sites e revistas que li,
Fontes:
Revista:
Casa e Decoração, março de 2008;p.66 a 74; Construção verde,Casa ecológica.
Sites:
.... VIDAVERDE ...., www.vidaverde.org.br
RECICLOTECA - Reaproveitamento.
Casa Ecológica www.globo.com
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quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Estilo Diretório Francês de Mobiliário

Mobiliário Francês: Estilo Diretório







P.S. Antes de começarmos o estilo Diretório, venho fazer um pedido ou dar uma dica que serve para todos nós, às vezes também me vejo nesse crime que é o PLÁGIO, pois publico correndo e esqueço de dar as autorias,as vezes baixo as fotos e esqueço de pegar o endereço do site, mas... Vamos tentar lembrar quando publicarmos fotos, textos ou qualquer coisa que não fomos nós que fizemos de colocar o autor, quem criou, quem realizou à obra(claro,se for possível), às vezes só pegamos e colamos e esse cola copia não é justo com quem cria. Sei que muitas coisas que vemos na internet ja está passando por aí a tanto tempo aleatóriamente que fica impossível acharmos seu criador, mas quando der vamos fazer isso, pelo menos o endereço ou nome do site, que tal ?

Já imaginou se tivéssemos criado algo lindo, cheio de significados para nós como um ambiente decorado, ou um móvel, uma bonequinha de pano ou um lindo artigo cheio de informações, seja lá o que for, mas é nosso, nós criamos e colocamos na nossa criação um pouquinho de nossas crenças, cultura, valores tudo que tem todo o nosso "toque". Derrepente vemos nosso trabalho, nossa inspiração, nossa criação por aí na internet sem ao menos uma menção ao criador, sem uma dica sequer de onde foi encontrada a nossa arte, como se ela tivesse surgido do nada ou se fosse de quem a publicou! Pôxa, se acontecesse comigo eu realmente me sentiria ROUBADA!





Embora somente o estilo Luís XVI seja descrito como neoclássico, os estilos posteriores como Diretório e Império também podem ser designados assim, pois são estilos provenientes de influências clássicas. A queda da realeza e a revolução francesa fizeram com que surgisse um estilo mais austero, simples e apaixonado pela antiguidade clássica.




Retrato de Madame Recamier,é o quadro mais célebre do pintor Jacques Louis David. A pintura tem os estilos de acordo com os modelos clássicos de esculturas; com composições e poses sem vida e sem movimento.

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O estilo Diretório abrange o final do reinado de Luís XVI. Após a Revolução foi um período em que a situação econômica da França estava péssima e, ao contrário dos nobres que apreciavam, tinham paixão pelas artes e valorizavam um trabalho artístico, a nova sociedade do Diretório era voltada às ostentações e aparências.

O Diretório é um estilo transitório entre Luís XVI e o Império, porém tem mais características do estilo Império.

Na arquitetura esse estilo pouco deixou e na decoração dos interiores o grande número dos elementos utilizados anunciavam a vinda do estilo Império.

O mobiliário do estilo Diretório evoluiu a partir de Luís XVI como se os estilos continuassem sem se perturbar com a revolução. Não aconteceu no mobiliário uma revolução artística súbita e completa como foi na política, filosofia e na sociedade.

No período os marceneiros mostraram lealdade ao regime, eliminando motivos e desenhos que lembrassem à monarquia. As proporções e linhas do estilo Luís XVI foram conservadas, tendo por ornamentos motivos clássicos ou revolucionários.


Os móveis eram pintados com tons esbranquiçados, às vezes com linhas vermelhas e azuis, que eram as cores da bandeira da liberdade.






Os móveis eram inspirados através dos baixos relevos gregos e romanos; continuavam com as pernas retas, às vezes as pernas de trás se curvavam ligeiramente para fora (arcadas), sendo denominadas por pernas “em sabre”. Os encostos eram curvos terminados em rolo exteriormente, voltados para trás terminando em voluta.









A mesa guéridon, antes redonda e de pé central, recebe três pés em bronze para sustentar o seu tampo de mármore trabalhado.

As cômodas, mesinhas, secretárias e penteadeiras recebem linhas mais rígidas.
















Surge o “psyqué” que é um espelho emoldurado móvel, preso entre dois montantes de madeira ou metal.





A campanha do Egito põe em evidencia os obeliscos que passam a ser usados na arquitetura e na decoração.

O papel de parede nesse período vem com força total e com enormes cenários.
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Fontes:

Bibliografia: Louis Madelin – La France du Directoire; Alayde Parisot – Arte e Decoração de Interiores; Curso Nida Chalegre – A História do Mobiliário.
Pesquisas na Web ( artigos e ilustrações): Wikipédia (
www.wikipédia.org); French Furniture in the Eighteenth Century (www.metmuseum.org); The Royal Collection (www.royalcollection.org.uk); French Directoire Period (www.rubylane.com).
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A todos que tem acompanhado os estilos de mobiliários:
Um grande abraço,
Aguardem o Império de Napoleão...
Bjs,
Syl.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CASA COR - Pernambuco





Casa Cor - Pernambuco

Esta acontecendo no prédio do Liceu de Artes e Ofícios a versão 2008 da Casa Cor Pernambuco, que tem 41 ambientes criados exclusivamente para a exposição. O Liceu fica localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio que é repleto de construções neoclássicas, é um lugar maravilhoso. O prédio foi inaugurado em 1880 e era mantido pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, que ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras.

Eu adoro Pernambuco e sempre que posso estou por lá, pra mim é o local mais lindo do nordeste, principalmente porque Pernambuco é completo, gosto da arquitetura misturada, da confusão urbana, do sotaque das pessoas, das praias que conheço, do trânsito amarrado da Avenida Caxangá, dos engenhos, das artes... Só não gosto da violência que lá existe!

Porém tudo deu certo, cheguei cedinho e estacionei no centro, na Rua do Imperador com um “flanelinha”, que fiz logo amizade e mandei ele ficar de olho no carro,andei muito,meu pé ficou todo cortadinho da sandália, atravessei a ponte da Boa Vista duas vezes;vi móveis em antiquários que vocês nem acreditariam, pena que não pude fotografar, pois ficavam no meio da rua e tive medo de expor a câmara: - Engraçado, as pessoas acham o RJ perigoso,ando tão tranqüila na minha cidade,sem medo de ser feliz,e nunca fui assaltada,em outros locais que dizem ser violento fico sempre muito atenta e tensa,coisas da vida!

Andei bastante e sempre me encanto com as construções em Pernambuco; paro e olho, choro, não me canso de olhar, tenho vontade de abraçar... Pra ir até o Liceu de carro é um pouco complicadinho pra quem não conhece, infelizmente faltam placas sinalizando, isso é um terror aqui pelo nordeste, Natal, onde estou agora, é pior, muito pior... Acho uma falta de respeito com os visitantes, mas mesmo sem placas consegui chegar ao Liceu e aconselho a quem não é de Pernambuco ir de táxi e fazer tudo a pé, porque é tudo muito pertinho, e rápido de chegar, porém qdo vamos de carro ficamos com vontade de guardá-lo na cabeça, mas enfim, cheguei e o evento esta começando às 16 horas e terminando às 23 horas,lá tudo foi muito agradável, os manobristas já ficam na porta do prédio nos esperando, o estacionamento é seguro e muito barato, 5 reais todo o período.
Ao entrar da vontade de chorar porque não podemos FOTOGRAFAR NADA e tudo estava muito lindo. Eu sou a pior criatura pra burlar as leis, se não pode eu não faço, embora eu insista pra abrirem uma exceção, adoro pedir exceções e ser beneficiada por elas, mas lá não pode mesmoooooo, quase chorei e consegui a permissão da organizadora do evento pra fotografar as áreas externas, porque a princípio o prédio só poderia ser fotografado do lado de fora dos portões; - Mas e o medo de ser assaltada lá fora? Então pude fotografar a fachada do Liceu estando “do lado de dentro”.
Fizeram um trabalho lindo, cada espaço sabiamente aproveitado, as soluções para o pé direito altíssimo do Liceu (5,60 m de altura) trouxeram resultados encantadores. A cultura local representada pelos artesanatos presente nos ambientes sofisticados do evento também estava maravilhoso, original e me deixou toda orgulhosa.
Pra quem não puder ir vale a pena acompanhar a revista que irá publicar o evento.



























terça-feira, 7 de outubro de 2008


MOBILIÁRIO ESTILO LUÍS XVI

Oi queridos amigos espero que vocês tenham conseguido assistir ao filme Maria Antonieta, e estejam inspirados após os passeios pelas alas e jardins de Versailles e do Petit Trianon ( Rsssssss) para entrar com ‘gosto de gás’ na leitura do mobiliário de Luís XVI.”

Os estilos não mudam logo com a ascensão de um novo rei, são tendências, gostos e costumes que vão sofrendo suas transformações gradualmente.

No final do governo de Luís XV já era notável transformações ocorridas, abrindo espaço para o estilo que viria; o Neoclássico. Podemos dizer que o novo estilo começa a florescer em torno de 1760 e Luís XVI só sobre ao trono em 1774.

Uma série de fatores foi importante para a transição do Rococó ao Neoclássico, sendo um dos principais a descoberta das ruínas de Herculano e Pompéia. Artistas de todo o mundo, arqueólogos e historiadores foram atraídos para as escavações das cidades encontradas e isso fez com que fosse lançada uma nova luz sobre a antiguidade. Sendo assim, o clássico é um dos principais elementos do novo estilo.

Além do elemento clássico fazia parte da sociedade da época um novo pensamento; as teorias iluministas de Jean-Jacques Rousseau e outros filósofos do século XVIII que apoiavam um regresso à natureza, moral e virtude. A natureza e o campo começam a compor e a fazer parte de um novo estilo.

Os elementos helênicos e greco-romanos eram usados mais como modismos do que como uma sólida concepção estética.

Os elementos naturalistas, pastorais e sentimentais do Neoclássico, que eram um dos preferidos da Maria Antonieta, trouxeram resultados encantadores e fizeram este estilo mais romântico do que verdadeiramente clássico. A sobriedade, austeridade e rigidez dominam em detrimento das curvas assimétricas e excessos do Rococó.









A reação contra o Rococó começou na arquitetura, porém como sabemos que as mudanças são graduais, alguma coisa da leveza e frivolidade anterior perdurou.
Um dos primeiros a protestar contra as formas sinuosas do Rococó foi Charles Nicolas Cochin que era designer, escultor, escritor e fez trabalhos artísticos importantes para a corte de Luís XV era amigo da Mme de Pompadour e foi uma das principais influências para o triunfo do classicismo.

Foi um período em que a França estava em momentos decisivos, vinha de meio século de prazeres. A prudência e o cansaço reclamavam por uma maior simplicidade na decoração de interiores e embora sem ser severa, dominavam as linhas retas, as curvas eram discretas, geralmente em círculos, elipses ou ovais; logo após viria a revolução de 1789.

Os motivos mais empregados eram: clássicos, sentimentais, naturalistas, pastorais e geralmente pequenos, delicados e bem acabados; terrinas, medalhões, ovais, frisos, colunas, folhas de laurácea, grinaldas, rosas, pérolas, arcos e flechas, querubins, cupidos, cenas das fábulas de La Fontaine, utensílios de fazenda e chapéus...













O mobiliário


A simplicidade e a elegância das proporções e dimensões marcam o estilo de Luís XVI onde há uma busca por repouso e moderação nas linhas com prioridades para uma harmonia entre as linhas retas e curvas que eram geometrizadas.

É um estilo híbrido que conjuga elementos opostos, preferindo a linha reta e a sobriedade na decoração, no entanto deixando à tona linhas curvas que suavizam a rigidez, dotando as peças de alguma leveza criando assim uma estética muito própria e é considerado um dos estilos franceses de maior impacto sendo por isso ao longo do tempo o mais revivido.







Os fustes em caneluras das colunas dóricas influenciaram os pés das peças que eram encimadas por um quadradinho com patera ou roseta.








O mogno foi uma das madeiras mais utilizadas seguida pelo ébano, nogueira e o pau-cetim. A laca dourada ou preta também foi bastante utilizada, grande parte do mobiliário era pintado ainda em tons pálidos, branco acinzentado, rosa-velho, verde ou azul claro. Porcelas de Sèvres e bronze delicadamente trabalhados eram aplicados aos móveis.

O mobiliário apresenta poucos bronzes e talvez por sua elegância e perfeição de medidas o estilo Luís XVI seja a mais pura expressão do bom gosto francês.


As cadeiras são bem menores e numerosas, com os pés retos, estreitando em direção ao chão, assemelhando-se mais a suportes, os suportes dos braços curvos ou canelados. O espaldar apresentava formas ovais, retangulares ou arredondadas (medalhão). O estofamento era feito em sedas listradas, estampadas, com motivos florais ou em tapeçarias Aubusson. E Beauvais.




























As mesas tinham formas retangulares ou quadradas, podendo ter os pés voltado em curvas para fora, ou situados em ângulos retos, com ou sem caneluras. A mesa de jantar aparece redonda.







As mesas de escrever, consoles, as cômodas naturalmente vão se adequando as novas formas, surgem as bibliotecas de dois corpos, fechadas com duas portas na parte inferior, os armários, as vitrines e os baús.
























As camas tanto podem ser colocadas junto às paredes quanto podem ser distantes, surgindo quase sempre um dossel para dar o acabamento.




Os nomes mais importantes no mobiliário desta época foram: Riesener, Beneman, Weisweiller, Martin Carlin e Saunier famoso por seus trabalhos de marchetaria.
Pra finalizar alguns espelhos criados no estilo de Luís XVI e lustres:











Com carinho,
Sylvana Marques
Bj.
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